João Queiroz e Mello, médico cardiologista, pioneiro dos transplantes de coração em Portugal, nasceu em Tomar em 1945, em 1955 entrou para o Colégio tendo saído em 1962. Ingressado no curso de Medicina da Universidade de Lisboa (1968), optando pela especialidade de Cirurgia Geral nos Hospitais Civis de Lisboa e de Bissau, que concluiu em 1974.

Prosseguindo os estudos, fez a especialidade de Cirurgia Cardiotorácica, no Hospital de Santa Marta (1979), tendo entretanto exercido também em Londres (Reino Unido) e Portland e Boston (EUA). Doutorou-se em 1992, pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, com a tese Aloenxertos Valvulares.

No ano de 1979, ajudou à criação e desenvolvimento do Hospital de Santa Cruz, juntamente com os Professores Machado Macedo e Ricardo Seabra Gomes. Em 1986, neste hospital, realizou o primeiro transplante de coração em Portugal, tendo sido, em 1988, condecorado como Grande Oficial da Ordem de Santiago da Espada e em 2005 com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Do seu currículo consta a operação ao coração do antigo Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio.

Recebeu o Prémio José Carlos Belchior em 1987.

Apenas um resultado

Show sidebar