onceição Calhau coordena a Linha Temática 1 – Medicina Preventiva & Desafios Societais, do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, integrando também o grupo de investigação ProNutri nessa Unidade de Investigação.

Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), Conceição Calhau iniciou a sua carreira no Instituto de Farmacologia e Terapêutica da Faculdade de Medicina da mesma Universidade (FMUP) em 1996, tendo estada ligada ao ensino nas áreas da Bioquímica, da Nutrição e da Toxicologia Alimentar. Em 2002, concluiu o seu doutoramento na FMUP. Já em 2010, foi a vez de se apresentar a Provas de Agregação na mesma instituição, na área do Metabolismo.

Integrando atualmente os quadros da NOVA Medical School (NSM) – Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, na qualidade de Subdiretora para a Extensão à Comunidade e Professora Catedrática, Conceição Calhau é fundadora e coordenadora da recém-criada Licenciatura em Ciências da Nutrição da NMS.

As suas principais áreas de interesse de investigação têm sido os polifenóis, os alteradores endócrinos, a disfunção metabólica e, mais recentemente, a monitorização do estado nutricional de iodo em crianças em idade escolar e em grávidas, tendo participado em diversos projetos de investigação financiados a nível português e europeu, envolvendo a indústria agroalimentar.

É coordenadora do grupo de Nutrição na rede nacional de ensaios clínicos PtCRIN e autora de mais de 170 publicações científicas indexadas, para além de ocupar o cargo de presidente do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Nutricionistas (2015-2019) e de membro consultor de diversas sociedades científicas e médicas.

A mostrar todos os 2 resultados

Show sidebar